Após o fim do prazo para a realização das convenções partidárias o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) firmaram a maior coligação das eleições de 2022: são dez partidos aliados. Com o arranjo terão também o maior espaço na propaganda eleitoral na TV e rádio, que terá início no dia 26 de agosto.
A chapa Lula-Alckmin terá cerca de 3 minutos e 20 segundos a cada bloco de 12min30seg, além de uma média de 7,5 pequenas inserções diárias de 30 segundos durante os intervalos comerciais das emissoras.
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, tem três partidos coligados e terá o segundo maior tempo de TV, com cerca de 2 minutos e 40 segundos e 6 inserções diárias.
Ainda que o rádio e a TV tenha perdido espaço com a ascensão das redes sociais, ainda é um importante instrumento para a campanha política e tem o maior alcance no Brasil.
O terceiro maior tempo de televisão ficará com Simone Tebet (MDB), que fez coligação com o PSDB, Cidadania e, na reta final, do Podemos. Ela terá 2 minutos e 20 segundos por bloco, além de 5 inserções diárias.
Outra candidata que terá um tempo relevante na TV será a senadora Soraya Thronicke (União Brasil). A sigla fez fusão com o DEM e o PSL e ela terá cerca de 2 minutos e 10 segundos por bloco e 5 inserções diárias. Ela assumiu a candidatura após a desistência de Luciano Bivar.
Ciro Gomes (PDT) terá o quinto tempo de propaganda em sua quarta tentativa de chegar à Presidência, com cerca de 50 segundos por bloco, e 2 inserções diárias.
Os números foram apresentados pelo jornal Folha de S. Paulo, que fez uma projeção com base na legislação eleitoral e podem sofrer variações, caso o números de candidato seja alterado com as decisões judiciais ou mudanças nas coligações.
O prazo para registro das candidaturas vai até às 19 horas do dia 15 de agosto, véspera do início da campanha. A propaganda eleitoral vai de 26 de agosto a 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno.
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