Por Ana Paula Siqueira e Revista Forúm, Socialismo Criativo
Vendedores em São Paulo e no Rio de Janeiro confirmam que toalhas com a estampa do ex-presidente vendem mais disparado.
Além de estar na frente nas pesquisas de intenção de votos, o ex-presidente Luiz Inácio da Lula (PT) disparou também na venda de toalhas pelas ruas das cidades brasileiras.
Um vendedor ambulante em frente à Fiesp, em São Paulo, chega a ironizar e dizer que o presidente Jair Bolsonaro (PL) precisa de ajuda, pois está perdendo feio em comparação com as toalhas de Lula: “olha, precisa mudar o placar, coitado do Bolsonaro, socorre ele alguém”, diz ao mostrar uma lousa com o número das vendas de um e outro.
No Rio também
Já no Rio, a internauta e jornalista em formação, Harumy Sato, entrevista vários vendedores pelas ruas do centro da cidade. Um deles afirma que a toalha de Lula vende mais disparado. Perguntado sobre quantas vende do presidente por dia ele respondeu: “tem vezes que nenhuma”.
Um outro diz que toda a hora vende toalha do ex-presidente: “Não tô aqui pra fazer campanha de ninguém, tô aqui como trabalhador profissional, o Lula tá gerando emprego”, completa.
As toalhas de Lula já viraram um símbolo da campanha de Lula nestas eleições.
Em junho, durante um show de Alceu Valença em Caruaru (PE), enquanto o músico interpretava a canção “Sabiá”, a imagem no telão mostrou um rapaz com a já famosa “toalha do Lula”.
O público celebrou, aplaudiu e entoou o tradicional “Olê, olê, olê, olá. Lula, Lula”, ao término da música.
Em seguida, um homem, aparentemente da produção, fala ao ouvido de Alceu, dando impressão de estar incomodado com a reação da plateia.
O músico, concordando com o público, disse ao microfone: “Vox Populi, vox Dei” e, depois, em português: “A voz do povo é a voz de Deus”.
Comments