top of page

PSB-DF Coloca em Pauta a Defesa da Vida e dos Direitos das Mulheres em Meio ao Alarmante Aumento de Feminicídios no DF.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil


O Partido Socialista Brasileiro no Distrito Federal (PSB-DF) está intensificando a discussão sobre a defesa da vida e dos direitos das mulheres diante de uma triste realidade: 5 casos de feminicídio apenas neste primeiro mês de janeiro, sendo duas tentativas e três consumados. O Distrito Federal lidera como a unidade da federação com o maior número de mortes de mulheres por questões de gênero, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).


Em 2022, os feminicídios representavam 31% dos homicídios de mulheres, mas em 2023 essa proporção saltou para 75%. Esse drástico aumento levanta questionamentos sobre a subnotificação ou sub-registro desses casos nos anos anteriores., além da falta de políticas públicas adequadas e capacidade do atual governo do Distrito Federal para lidar com a violência de gênero.


Apesar da Polícia Civil do DF ter implementado uma política de boletim de ocorrência eletrônico voltada para casos de violência doméstica, visando prevenir feminicídios, os números atuais sugerem que essa abordagem pode não estar alcançando efetivamente quem precisa ou pode não ser acessível para todas as vítimas.


"A violência contra as meninas e mulheres é uma epidemia que precisamos combater. A violência patriarcal fere não só os direitos das meninas e mulheres, mas toda a sociedade", é o que a voz da nossa companheira Raissa Rossiter, ativista e defensora dos direitos das mulheres, ecoa. Com três feminicídios já registrados no DF em 2024, Rossiter destaca a tragédia e instiga a sociedade a pressionar pela implementação das medidas propostas pela CPI do feminicídio no DF, que, até o momento, não saíram do papel. A necessidade de ação imediata e eficaz é evidente diante desse cenário alarmante.


Deixamos aqui nossa solidariedade às famílias que perderam mulheres vítimas da violência de gênero e reafirmamos o compromisso do PSB-DF em defender o direito das mulheres e cobrar do GDF medidas eficientes de combate a este crime.


Raissa Rossiter, Socióloga, Especialista em Direitos das Mulheres, integrante do PSB-DF no Segmento das Mulheres Socialistas, membra da Coalizão Nacional de Mulheres e Ativista do Levante Feminista Contra o Feminicídio no DF. Foi Secretária-Adjunta de Mulheres e Subsecretária de Mulheres no Governo Rollemberg.

24 visualizações0 comentário
bottom of page