top of page
psb40df

Secretaria de Mulheres do PSB reúne 250 pré-candidatas em Encontro Nacional

A Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) realizou o Encontro Nacional de Pré-candidatas do PSB, entre os dias 29 e 30 de julho, em Brasília, para reforçar a participação das mulheres na política brasileira.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participou da abertura do evento, assim como as secretárias nacionais da SNM, Dora Pires, do PSB Inclusão, Luciana Trindade, do LGBT Socialista, Tathiane Araújo, e a vice-governadora do Espírito Santo e pré-candidata a deputada federal, Jacqueline Moraes. As deputadas estaduais e pré-candidatas à Câmara Federal Cristina Almeida (AP), Pollyana Dutra (PB), Maria Luiza Loose (RS) e Amanda Sobreira (TO).

Em seu discurso inaugural, Dora Pires destacou a importância da participação das mulheres na política e da necessidade da ocupação delas nos espaços de liderança. “Não existe democracia sem mulheres nos espaços de poder de decisão, sem inclusão e sem diversidade”, defendeu a socialista.

Os assuntos abordados no primeiro dia do encontro tratou sobre a inclusão das mulheres na política brasileira e como devem ser feitas políticas públicas para que ocorra uma interação delas nos locais de poder.

Segundo a vice-governadora Jacqueline Moraes, todos os espaços que as mulheres têm não foram dados, mas sim conquistados.

Para Cristina Almeida, representante do segmento da Negritude Socialista Brasileira (NSB) e das deputadas estaduais, a importância da representatividade é imprescindível.

“Hoje eu estou aqui representando as mulheres brasileiras, mas representando 54% da população deste país, que é a população preta que não é reconhecida. Dos quais 28% somos mulheres”, disse.

A deputada Pollyana Dutra falou sobre a relevância das mulheres contarem suas histórias para conquistar o eleitorado. “Precisamos contar as nossas histórias para inspirar umas às outras. Precisamos estimular as mulheres, precisamos de protagonismo, precisamos empoderar nossa camada social e emancipar as pessoas para elas exercerem seu protagonismo”, afirmou.

Outro tema discutido no evento foi a baixa representação feminina na Câmara dos Deputado, onde das 513 cadeiras somente 77 são ocupadas por mulheres. Já no Senado Federal são apenas 12 senadoras entre 81 parlamentares. O Brasil ocupa o 140° lugar no ranking de representação feminina na política, segundo o estudo da ONU e da União Interparlamentar (UIP) sobre o mapa das mulheres na política.

Já o segundo dia do encontro foi voltado à formação das mulheres com a apresentação da Plataforma das Mulheres Socialistas Eleitas, desenvolvida para capacitar as pré-candidatas para o processo eleitoral de 2022.

Juntamente com a plataforma, foi apresentado o projeto do “Kit da Candidata” que consiste em uma iniciativa da SNM para disponibilizar um auxílio na comunicação digital para as futuras candidatas. O kit possui materiais de comunicação on-line e off-line e pode ser acessado pelo portal www.mulheressocialistaseleitas.com.br

Como parte da programação, houve a apresentação da doutora em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Luciana Panke, da advogada especialista em Direito Eleitoral, Laís Brígida, e da advogada e cientista política especialista em Direito Eleitoral, Gabriella Rollemberg, que construíram a plataforma, em parceria com outras colaboradoras.

As socialistas assistiram à apresentação de Márcia Papa, coach em desenvolvimento humano, que expôs a importância de ser bem articulada e saber quais são suas fraquezas e suas virtudes.

O quarto painel do evento foi dedicado ao tema do direito eleitoral que sanou dúvidas sobre as questões do código eleitoral e a prestação de contas.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Ascom da Secretaria Nacional de Mulheres

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page