top of page
psb40df

Siqueira fala em união para defender a democracia, vencer a eleição e avançar

A luta em favor da democracia nas eleições de 2022 une de forma sólida os partidos do campo progressista no apoio “incondicional” à chapa Lula-Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (29) o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em seu discurso durante a abertura da Convenção Nacional do partido, em Brasília. “A disputa se afigura essencialmente entre democracia e autoritarismo, entre civilização e barbárie”, afirmou Siqueira.

Para o presidente do PSB, as forças progressistas e democráticas não têm o “direito de perder” as eleições deste ano, diante da ameaça de destruição completa da democracia, das políticas públicas e da fragilização das instituições pelo governo Bolsonaro e seus “sócios” político-partidários. “E não bastará vencer a disputa presidencial. É preciso formar maiorias, eleger governadores progressistas, atrair para a tarefa de reconstrução nacional o melhor que houver na política, na economia, no mundo intelectual e cultural”, defendeu.

Na convenção, os cerca de 400 socialistas presentes aprovaram a coligação nacional entre o Partido Socialista Brasileiro e o Partido dos Trabalhadores para a eleição presidencial de 2022. Os delegados também referendaram, por unanimidade, a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin a vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula.

Siqueira destacou que, depois da vitória nas urnas, o projeto político-social das forças progressistas e democráticas “precisa ir muito além do que já se fez”. “Empreender mais, muito mais, do que aquilo que já teve oportunidade de fazer de bom em passado próximo”, sugeriu. Para isso, o PSB tem dado não só sua contribuição eleitoral, mas também programática à chapa Lula-Alckmin, complementou.

Siqueira voltou a defender uma urgente reforma no sistema político-partidário para assegurar uma mudança da qualidade da democracia, na vida da população e modernização da economia. “Partidos sólidos, bem definidos do ponto de vista político, ideológico e programático são uma pré-condição necessária, ainda que não suficiente, para que se possa configurar e implementar um projeto nacional de desenvolvimento no país”, disse Siqueira.

O presidente defendeu também a ampliação de “forma dramática” da capacidade de investimento em um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazos do país, e afirmou que a economia deve servir às pessoas. Ele também listou uma série de propostas do PSB recentemente aprovadas em sua autorreforma, como melhoria radical na qualidade da educação, renascimento criativo da indústria e a valorização dos biomas naturais com o projeto Amazônia 4.0.

“Uma vida digna e próspera precisa incluir acesso universal a serviços de saúde de qualidade, daí a necessidade de aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS), este a principal conquista social do período democrático”, apontou Siqueira. “E deve compreender a proteção de políticas abrangentes de assistência social, que contemplem a infância, os idosos, incapacidades, vulnerabilidades persistentes e ocasionais etc”, defendeu.

Diante dos ataques do governo Bolsonaro e da extrema-direita aos direitos humanos, Siqueira defendeu também acesso irrestrito aos direitos políticos e sociais, “contemplando igualmente todas as demandas e direitos de gênero, raça, etnia e orientação sexual”, o que requer, segundo o socialista, um aumento significativo e efetivo da participação na política de mulheres, negros, pessoas LGBT e outras minorias. “Não se trata apenas da militância de tais segmentos, mas de seu acesso objetivo a posições de poder no executivo, legislativo e judiciário, de tal forma que se possa modificar de maneira substantiva o descalabro a que assistimos atualmente em nosso país”, disse.

Para Siqueira, a vitória de Lula e Alckmin será “a vitória da democracia, do desenvolvimento, da justiça social, da esperança civilizatória que sempre nortearam o socialismo democrático e o humanismo do PSB”. “Estamos do lado certo nesta encruzilhada em que nosso querido Brasil se encontra e contamos, ainda, com a honra de ter o companheiro Geraldo Alckmin, detentor de uma longa e exitosa vida pública, na qual sempre se levantou em defesa da democracia, dos direitos sociais, sendo reconhecido desde sempre por sua honradez, simplicidade e generosidade”, destacou.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page